1.9.06

AS AVENTURAS de JOÃO PADÃO À DESCOBERTA da AMÉRICA


A peça representada no Castelo, leva-nos à América de outros tempos.



Conta-nos a história de um cidadão originário da região de Bergamo que nas suas aventuras e desventuras pela Europa vai parar a Espanha.



Como se portava bem, foi perseguido pela Inquisição e a








única saída que encontrou foi embarcar para a América numa das Naus de Cristóvão Colombo.

Nas suas andanças por essas paragens assiste a várias atrocidades feitas pelos descobridores espanhóis. Naufraga é recolhido por uma tribo de Índios ele e mais quatro camaradas. Esta tribo vende-os para servirem de “banquete” a uma tribo de canibais.

Aqui consegue ganhar a confiança deles, ensina-os a montar, a criar armas de defesa e leva-os a atravessar o continente americano na esperança de encontrar os cristãos para poderem voltar à sua terra Natal.

Com bastante esforço consegue catequizar os índios para que estes possam conviver com os espanhóis.

Mas devido à barbaridade dos conquistadores espanhóis todos os seus esforços se tornaram infrutíferos.

O “nosso” herói toma o partido dos seus amigos índios, ajuda a expulsar os conquistadores, acabando os seus dias a viver com eles.





Uma palavra para o técnico Nuno Gomes que esteve sempre bem




Como se tem tornado hábito nestas noites do Castelo ontem assistimos a um espectáculo cheio de voltas e reviravoltas em que o herói mostra saber lidar com as peripécias da sua vida.
Apresenta-nos uma perspectiva muito positiva da mudança, algo que não há na sociedade portuguesa. Ora vejam como uma ida ao teatro pode ser construtiva. Formas de encarar a vida, o sonho e a realidade entre-cruzados no palco. Congratulações muito especiais ao também actor Filipe Crawford, que neste festival nos tem brindado com actuações esplêndidas.

Para quem ainda não foi a nenhum dos espectáculos, não continue para aí a dormir aproveite que hoje a peça é “ Pax Romana “, já que estamos nos últimos cartuxos desta festa das máscaras e comediantes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estás a aperfeiçoar as técnicxas, sim senhor, bons trabalhos, especialmente comparados com os primeiros, boa luz e boa relação velocidade-abertura, tendo em conta que não usas flash !!! Força, grande abraço