29.8.06

O SENHOR ARMAND dito GARRINCHA


A nossa história começa em Marselha na cabine do Júnior Olimpique, quando é comunicado à equipa que o Bota Fogo na sua deslocação à Europa, irá defrontar a equipa local.



O nosso narrador o Senhor Armand que, para não defrontar o Génio Garrincha, convence os dirigentes a cancelar o jogo.


Como não sabia se iria ou não defrontar o grande Garrincha, o terror dos Guarda-Redes, para melhor o interiorizar, o Senhor Armand, jogador do Olimpique, resolve viver a personagem do seu possível adversário.
E assim se passa meia hora entre fintas e passes trocados com o público só para que nos apercebamos da genialidade de Garrincha, o homem de pernas arqueadas, coxo, pelos relatos entusiasmados do seu alter-ego.


(O senhor que nesta foto acompanha o “nosso” Garrincha é só o melhor defesa de todos os tempos do Brasil NILTON SANTOS, informação gentilmente cedida por Mané do Café, o compincha das nossas noites no TejoBar).




Entre goles de uma qualquer aguardente mascarada de “fanta” um entusiasmado amante das coisas da “pelota” narra-nos curiosidades várias da vida de Garrincha, inclusive diversas peripécias feitas pelo grande goleador, como seja a de passar sempre pelo lado esquerdo do seu adversário, isto é passa sempre pela sua direita, não sem antes, simular, avançar, recuar, bambolear, em suma o deixar baralhado, como ao público, sem sabermos já onde estávamos…



A representação do Dinarte está bastante bem conseguida, aposta no envolvimento do público feito claque em torno dos seus remates, deixando-nos por vezes fora de jogo. Desafiando os espectadores a beberem se o desejarem já que se encontram num Bar,

Já que ele o está a fazer.

Não gostámos apenas do desenho de luz que nem sequer existiu, pois o actor esteve todo o espectáculo iluminado só de um dos lados, pelo que apenas vos deixo fotografias do seu lado direito (Dinarte, espero que seja este o teu melhor perfil!) Para obviar a este senão o actor tirou, e bem, partido das mudanças de cor do balcão.

O texto é de Serge Valletti.


Ainda poderá ser visto até 10 de Setembro, não faltem a um serão assim, mesmo que em fim de férias, entre um copo e umas boas gargalhadas, com tiradas que dão que pensar, dê um salto e, se lá não for há uns tempos: aproveite para ver a remodelação fantástica que o Maria Matos sofreu!

Entrada 5€ , com direito a uma bebida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou a ver que és mesmo um apreciador...

Ainda bem!

Bj

Sara Belo