25.8.06

JOGRAL de S. FRANCISCO


Foi ontem representado na abertura do V Festival de Máscaras e Comediantes um monólogo de Dario Fo sobre a vida e as vicissitudes de S. Francisco de Assis.




A peça desenrola-se em cinco cenas que elucidam cinco momentos da vida do santo:

Entre a juventude, as batalhas em que participou,


a recepção pelo Papa Inocêncio, a subsequente autorização para a pregação do Evangelho em público e








para iniciar a Ordem dos Franciscanos,












passando ainda por um dos milagres que praticou,










a terminar com a morte de S. Francisco e o relato dos seus últimos momentos.









Espectáculo interpretado com mestria pelo Filipe Crawford, com momentos hilariantes, entre a narração e a interpretação de figuras típicas na comédia del’arte, senão vejamos o que se pode fazer com recurso a uma e sempre a mesma cortina montada no mesmo do palco.

Um monólogo ser o ser já que deparamos com personagens tão diversas quanto o próprio Santo, um Lobo, o prior de um Convento, o Papa Inocêncio, um Cardeal e vários elementos da “arraia miúda”.
Amiúde lá ouvimos história e estórias bem actuais, apesar de estarmos bem longe dos tempos da obscuridade de Idade Média.
Em suma, foi uma noite bem passada entre uma peça fantástica a abrir o festival que se prolongará até meados de Setembro e um beberede que se lhe seguiu com uns petiscos bem originais, como os queijinhos frescos com tomate espetados em pauzinhos de espetada!

Parabéns ao actor e uma palavra de apreço a todos os que contribuem para a realização deste Festival, que auspicia noites bem passadas com o conjunto de peças que parecem bem divertidas a olhar o programa do mesmo!




Pena só mesmo as peças não se repetirem, por isso, consultem o programa para que não percam a oportunidade de um saltinho ao Castelo de S. Jorge aproveitado como cenário para noites veraneantes com cheirinho a romantismo e à festa que é o teatro num espaço tão privilegiado…


Por cá, dado que a produção nos permitiu fotografar todas as peças, prometemos a cobertura exaustiva dos espectáculos!
Amanhã novas sobre o espectáculo de hoje à noite!

Sem comentários: