27.8.07

MONSTROS ÀS ESCURAS


Começou mais uma edição, a sexta, do tão esperado Festival Internacional de Máscaras e Comediantes, organizado anualmente pela Filipe Crawford Produções Teatrais, desta feita em parceria com a EGEAC.

O Festival decorre no Castelo de S. Jorge e no Museu da Marioneta (Convento das Bernardas), entre tardes com História e noites mais ou menos veraneantes.



A abertura deste ano fez-se com a peça “Monstros às Escuras”, baseada nos textos de Roland Dubillard.



Trata-se de um espectáculo constituído por uma sequência de diálogos absurdos e de um humor sui generis, em linguagem coloquial e de acordo com as regras, sempre evolutivas da comédia dell’arte.


Os actores, Filipe Crawford e Rui Paulo, desempenham de forma exemplar os seus papéis, dialogam e trocam piadas entre si,~

numa cumplicidade eminente com o público. Retratam-se caricatamente figuras e figurinhas por demais conhecidas da área do espectáculo e ilustram-se simbolicamente momentos do quotidiano de modo muito original.

Guilherme Noronha, o terceiro personagem, melhor dizendo: “aquele de quem se fala” é uma figura sombra no desenrolar de todo o espectáculo, até que no fim, num apontamento inesperado, aparece para revelar que ele é o “tal” personagem, aquele de quem os amigos passaram o espectáculo a falar.

Um espectáculo divertido, leve, que nos proporcionou uma muito agradável noite de Sexta-feira.






Uma última palavra para sublinhar o desempenho do pessoal técnico, elogio este extensível também à sonoplastia e ao trabalho dos vídeoastas.

Consultem o programa do Festival e escolham de entre as variadas peças aquelas que mais vos chamarem a atenção, e cuja vossa agenda permitir, a variedade é grande e a qualidade garantida, de modo que não se apresentam motivos que levem a não participar neste festa única no panorama teatral português!

Sem comentários: