9.8.07

BANA

Mais uma noite bem passada, no TEATRO IBÈRICO desta feita para assistir ao concerto de uma lenda da música Cabo Verdeana, o Grande Bana.




No começo do espectáculo tivemos a actuação de um intérprete de mornas – Daniel Moreira – que nos trouxe todos os sabores e aromas daquelas ilhas tão características pela sua cultura tão própria e com as influências mais diversas.





Seguidamente, na nossa opinião, um dos momentos mais altos da noite, ouvimos prazenteiramente a actuação de duas grandes fadistas, duas vozes bem distintas, duas almas da canção nacional, a raça e o encontro de gerações:




Srª Dª Rosete Silva e






Cláudia Afonso,






Por onde terão andado durante tanto tempo estas duas senhoras? A maturidade, a emoção na voz, o sentir da musicalidade tão própria do fado que nos toca a alma dizem aquilo que se sente e se perpassa nestes retratos.







Uma palavra para referir em jeito de elogio os talentosos músicos que as acompanharam: um quinteto de cordas, a saber, da esquerda para a direita, na guitarras portuguesas Carlos Gonçalves e Luís Ribeiro, nas violas Albertino Monteiro e Soares da Costa e, por fim, Jaime Martins no baixo acústico.





Já no fim da noite, a terminar este belo serão, aquele por que todos esperávamos para fechar com chave de ouro: Bana, para este músico não há palavras que o descrevam: é em si sinónimo de graciosidade, de melodia, de ritmos quentes que nos chegam assim, simples e únicos, de outras latitudes e que, como desde sempre, se encontram nesta Lisboa de todas as sensibilidades artísticas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive no concerto mas com vozes assim nem me lembro do atraso inicial. de Cabo Verde tudo optimo mas o fado excedeu as minhas espectativas. So depois percebi que era mae e filha mas fenomenal a experiencia com a juventude, a beleza com a elegancia... cantem muito... cantem para nos... espero por mais concertos com mais publico e em salas maiores... beijinhos a todos e a todas e ja agora "Por onde terão andado durante tanto tempo estas duas senhoras?"...