20.7.06

MERCADO MEDIEVAL - ÓBIDOS

Óbidos, como sabem é uma das vilas da Rainha, está em festa, pois até ao próximo domingo 23 está a decorrer o MERCADO MEDIEVAL, tendo sua Magestade El-Rei, aproveitado a ocasião para apresentar aos subditos da Rainha as suas Aias, que vieram de vários locais do Reino, tendo até uma vindo da Catalunha e uma outra da Região do L'Aude na terra dos Francos.





Para chegar a Óbidos venha como quizer a pé, de carro ou de charrete como estes ilustres visitantes.








Entre pela Porta da Vila, mas tenha cuidado se fôr uma pessoa não grata é melhor nem tentar, pois estão de plantão dois guardas pertencentes à GUARDA PESSOAL da Casa Real


Repare nas janelas das casas que se encontram todas engalanadas com as Armas dos Nobres do Reino de Portugal










Segidamente entre no Castelo e dirija-se ao Acampamento Real e observe com atenção as diferentes barracas, pois têm muito que contar.







Sua Magestade EL-Rei apresenta neste preciso momento as Aias de sua ilustre esposa a Rainha





Antes de jantar "dilicie-se" com esta ementa e escolha, pois a variedade é grande como pode ver.





Pela minha parte optei por uma sopa da Pedra, que estava uma autêntica delicía ou não fosse uma receita encontrada segundo me disse a cozinheira num Baú da Igreja.






Segidadamente escolhi febras de javali que iam sendo cortados do animal enquanto este assava no espeto, acompanhado com castanhas cozidas.











O Mestre de Armas explicava a pequenos e graúdos as diferentes armas usadas na época, assim como o seu custo e o respectivo manejo.







Compre ainda nas diferentes tendas tudo o que lhe aprouver, desde coisas para a casa como as mais variadas mézinhas, pomadas para os calos ou enxaquecas.




Se a vida não lhe corre de feição consulte a tenda da "BRUXA", onde lhe serão dados bons conselhos para que a vida lhe corra melhor no futuro que se advinha.






Finalmente para ter a cereja no topo do Bolo assista a um autêntico concerto,como se diz hoje, e a danças ciganas.



"Els Berros de Catalunya"

"In Taberna"










Rita






Como em todos os acontecimentos aparece o Espontâneo, este vomitando FOGO.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que belas imagens Ricardo! A propósito, no Brasil, no Estado ( província ) do Pará, existe uma cidade chamada Óbidos, o que é perfeitamente natural em decorrência da colonização portuguesa. Fazendo esse tour pelo seu blog, aumenta a nossa vontade de conhecer Portugal.

Fraterno abraço

Anónimo disse...

Quando Ricardo está há uma hora das muralhas de Óbidos, seguindo por essa estrada que é linear como a vida e que permite-o descobrir seu país,ele logo se anima...O lugar promete grandes descobertas... O que acompanha o imaginário do fotógrafo até nossas retinas torna-se indizível até o momento do clic da máquina...Depois disso...acho que todos já sabem...

Começa a busca. Ricardo está preocupado. Ele adora fotografar o inesperado, por isso é preciso ficar esperto. E atenção, a cena pode assustar quem tenha um estômago, digamos, um pouco sensível. Não é o caso de Ricardo, é claro. "Olha que coisa bárbara! Que giro! Essas pessoas são especializadas em lutar e brincar com o fogo".

O aventureiro fotógrafo não se contenta em assistir a uma apresentação. Quer mais.Quer registrar a dança, a comida, a história...

Chega o final da tarde.Tudo é registrado,até o cheiro da Sopa de Pedra através de uma fotografia maravilhosa...

Bem que Ricardo podia se dar por satisfeito com o que viu. Afinal, não é a toda hora que se tem a sorte de fazer tantas fotografias num mesmo lugar. Só que Óbidos pela noite é bem interessante e ele sabe que a luz da lua revela mais do que a paixão dos namorados.A dança,por mais que esteja registrada atrvés da foto, passa a ter movimento...e com ela...sensualidade...
Tantas descobertas... Foi um dia cheio esse de hoje.Ricardo segue satisfeito para seu automóvel...tarefa comprida e cumprida.
Semana que vem, tem mais... promessa do Ricardo, o nosso fotógrafo aventureiro.

Anónimo disse...

Todos os anos digo: é este ano que vou! E ainda não foi desta. Adorava ir e ainda por cima tenho uma irmã que vive bem pertinho de lá, isto é que é ser burrinha!!!!!